CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS
Image and video hosting by TinyPic

translator

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

MUNDO DE GIGANTES


Por volta de 550 antes de Cristo, os Persas formaram uma das civilizações mais prósperas e sofisticadas da Mesopotâmia. No auge deste império, seus domínios se estendiam desde o Egito até a Índia. Persépolis, a suntuosa capital, com pilares e muralhas de mais de 20 metros de altura, possuía um sistema subterrâneo de saneamento básico, um imenso reservatório elevado de água esculpido aos pés da montanha, e as enormes pedras usadas para o nivelamento do solo eram unidas por juntas de metal.

Persépolis.

Obs: É de causar no mínimo apreensão, quando dados da ONU de 2006 apontam que quase metade da população mundial não tem acesso a saneamento básico.

Ciro, O Grande, fundador e rei Persa, deixou como legado o primeiro documento referente aos direitos humanos, em um cilindro de barro. O Cilindro de Ciro, antecede a Magna Carta em mais de um milênio. Trechos do cilindro revelam o respeito de Ciro pela humanidade, tolerância religiosa e liberdade.

Ciro declarava em seu reinado:

"O Senhor, Deus dos céus, me deu todos os reinos da Terra e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém de Judá. Quem dentre vós é, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém de Judá e edifique a Casa do Senhor, Deus de Israel; ele é o Deus que habita em Jerusalém. Todo aquele que restar em alguns lugares em que habita, os homens desse lugar o ajudarão com prata, ouro, bens e gado, afora as dádivas voluntárias para a Casa de Deus, a qual está em Jerusalém."

Ciro, O Grande (560-530 a.C..)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTqMaLJ9ckL42iJxTbhbvb4KvuRiwbF8o57lRCL_9-9lSpjjEKSSvO8-OyVyb3XQ2Me_PFvDxwjNAGcogQTL5XnL4YF_74esmIxkxnmJT6zlUCw7EfoJIp8cdiZnCpQJnMGsS8yutRRk8/s400/ciro2.jpg

ciro.jpg (30899 bytes)

--------------------------------------------------
Related Posts with Thumbnails

0 COMENTARIO: