CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS
Image and video hosting by TinyPic

translator

segunda-feira, 2 de março de 2009

CARNAVAL

Quem foi que inventou o carnaval?




A mistura da tradição européia com os ritmos musicais dos africanos criou no Brasil um dos maiores espetáculos populares do mundo. O carnaval nasceu no Egito, passou pela Grécia e por Roma, foi adaptado pela Igreja Católica e desembarcou aqui no séc. XVII, trazido pelos portugueses.

O carnaval é a fusão da tradição européia com a batucada africana. Em nenhum outro lugar, ele adquiriu a dimensão que alcançou em nosso país. Durante quatro dias, a festa rola em todo país e os foliões se entregam ao espetáculo que seduz, deslumbra os estrangeiros e desfila as beldades femininas e masculinas. Essa folia toda vem do inconsciente dos povos, desde os rituais da fertilidade e as festas pagãs nas colheitas. Podemos encontrar estas festas às celebrações antigas que se faziam à deusa Ísis e o touro Ápis, no Egito, e à deusa Herta, dos teutônicos, passando pelos rituais Dionísiacos gregos e pelos Bacanais, Saturnais e Lupercais, nas suntuosas orgias dos povos romanos.

Igreja e Carnaval

No século VI, a Igreja Católica adotou essas festas libertárias que invertiam a ordem do cotidiano, para domesticá-las. Juntou todas na véspera da Quaresma, como uma compensação para a abstinência que antecede a Páscoa. O Carnaval, então, se espalhou no mundo, no Brasil chegou no século XVII.

Procurando assumir o controle dessas festas, a Igreja Católica buscou abolir a permissividade dos carnavais. Na Idade Média Tertuliano, são Cipriniano, são Clemente de Alexandria e o papa Inocêncio II foram grandes inimigos do carnaval mas, no séc. XV, o papa Paulo II foi tolerante e chegou a autorizar o corridas de cavalos, carros alegóricos, batalhas de confetes, corridas de corcundas, lançamento de ovos, água e farinha e outras manifestações populares, dando-lhe um sentido litúrgico religioso.
Carnaval no mundo


Da onde veio a palavra carnaval?

Não se sabe ao certo qual a origem da palavra carnaval. Para alguns etimólogos essa palavra se aplicava à Terça-feira gorda, a partir de quando a Igreja Católica proibia o consumo de carne. Outros apontam sua origem da palavra latina carnelevamen, que significa "adeus carne". Essa palavra pode ser interpretada também como carnis levamen, "prazer da carne", que marcam os momentos prazerosos que antecedem o período da quaresma, que é um período de abstinência. A explicação sobre a origem do carnaval tem controvérsias, mas tem sido atribuída às festas da antigüidade clássica e Idade Média.

Cores e Formas do Carnaval Carioca 4

frevo, afoxés, trios elétricos e escolas de samba, nenhum país do mundo acolheu o carnaval assim...

Curiosidades sobre o carnaval

- Os confetes chegaram ao Brasil em 1892, jogados em batalhas entre os cordões.

- As serpentinas substituíram as flores atiradas aos carros alegóricos.
- As fantasias são usadas no Brasil desde o século XIX.
- O primeiro desfile aconteceu em 1937, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro
- O lança-perfume, foi trazido da França a partir de 1906 e proibido em 1960, porque a substância era aspirada como uma droga
- Os primeiros blocos foram licenciados pela polícia em 1889, no Rio.

- O Rei Momo foi instituído pelo jornal carioca A Noite, em 1933, como símbolo do Carnaval.
Related Posts with Thumbnails

0 COMENTARIO: