CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS
Image and video hosting by TinyPic

translator

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Jimi Hendrix - coletãnea

Parte do estilo único de Hendrix se deve ao fato dele ter sido um canhoto que tocava uma guitarra para destros virada ao contrário, com as cordas colocadas para canhoto. Embora ele tivesse e usasse diversos modelos de guitarra durante sua carreira (incluindo uma Gibson Flying V que ele decorara com motivos psicodélicos), sua guitarra preferida, e que será sempre associada a ele, era a Fender Stratocaster, ou "Strat". Ele comprou sua primeira Strat por volta de 1965, e usou-as quase constantemente durante o resto de sua vida.

Uma característica da Strat que Hendrix utilizou ao máximo foi a alavanca de trêmolo, patenteada pela Fender, que o habilitou a "entortar" notas e acordes inteiros sem que a guitarra saísse da afinação. O braço relativamente estreito da Strat, de fácil ação, foi também perfeito para o estilo envolvente de Hendrix e potencializou enormemente sua grande destreza - como pode ser visto em filmes e fotos, as mãos de Jimi eram tão grandes que lhe permitiam pressionar todas as seis cordas com apenas a parte de cima do seu polegar, e ele podia, pelo que dizem, tocar partes rítmicas e solos simultaneamente.

As Statocasters foram primeiramente popularizadas por Buddy Holly e pela banda britânica The Shadows, mas elas eram quase impossíveis de serem obtidas no Reino Unido até a metade da década de 60, devido às restrições de importação do pós-guerra. O surgimento de Hendrix coincidiu com o fim dessas restrições, e ele, de forma indiscutível, fez mais do que qualquer outro músico para tornar a Stratocaster a guitarra elétrica mais vendida na história. Anteriormente à sua chegada ao Reino Unido, a maioria dos músicos mais conhecidos utilizava guitarras Gibson e Rickenbacker, mas depois de Hendrix, quase todos os principais guitarristas, incluindo Jeff Beck e Eric Clapton, trocaram para as Fender Strats. Hendrix comprou várias Strats durante sua vida; ele deu várias de presente (incluindo uma dada ao guitarrista do ZZ Top Billy Gibbons) mas muitas outras foram roubadas e ele mesmo destruiu diversas delas em seus famosos rituais de queima da guitarra ao final dos shows.

As partes queimadas e quebradas de uma Stratocaster que ele destruiu no Miami Pop Festival em 1968 foram dadas a Frank Zappa, que mais tarde a reconstruiu e tocou com ela extensivamente durante os anos 70 e 80. Depois da morte de Zappa, a guitarra foi posta à venda pelo filho de Zappa, Dweezil. Em maio de 1992, Dweezil colocou a guitarra à leilão nos Estados Unidos, esperando faturar US$ 1 milhão de dólares, mas a venda não foi efetuada. Tentou novamente leiloá-la em Setembro, por 450 mil libras (em torno de 650 mil Euros), mas mais uma vez a venda não foi efetuada. A maior oferta feita por telefone, de 300 mil libras (em torno de 430 mil Euros) foi recusada. A lendária Strat branca de 1968 que Hendrix tocou no Woodstock foi vendida na Casa de Leilões Sotheby de Londres, em 1990, por £ 174 mil (em torno de 250 mil Euros). A guitarra foi re-vendida em 1993 por £ 750 mil.

Hendrix foi também um revolucionário no desenvolvimento da amplificação e dos efeitos com a guitarra moderna. Sua alta energia no palco e volume elevado com o qual tocava requeriam amplificadores robustos e potentes. Durante os primeiros meses de sua turnê inicial ele usou amplificadores Vox e Fender, mas ele rapidamente descobriu que eles não podiam aguentar o rigor de um show do Experience. Felizmente ele descobriu o alcance dos amplificadores de guitarra de alta potência fabricados pelo engenheiro de áudio inglês Jim Marshall e eles se mostraram perfeitos para as necessidades de Jimi. Assim como ocorreu com a Strat, Hendrix foi o principal promotor da popularidade das "Pilhas Marshall" e os amplificadores Marshall foram cruciais na modelagem do seu som pesado e saturado, habilitando-o a controlar o uso criativo de "feedback" (N.T. re-alimentação) como efeito musical.

Hendrix foi também constante na procura de novos efeitos de guitarra. Ele foi um dos primeiros guitarristas a se lançar além do palco a explorar por completo as totais possibilidades do pedal wah-wah. Ele também teve um associação muito proveitosa com o engenheiro Roger Mayer e fez uso extensivo de muitos dos dispositivos desenvolvidos por ele, incluindo a "Axis Fuzz Unit" , o "Octavia octavia doubler" e o "UniVibe", uma unidade de vibrato desenvolvida para simular eletronicamente os efeitos de modulação dos alto-falantes Leslie. O som de Hendrix era uma mistura única de alto volume e alta força, controle preciso do "feedback" e uma variação de efeitos de guitarra cortantes, especialmente a combinação "UniVibe"-"Octavia", que pode ser escutada na sua totalidade na versão ao vivo de 'Machine Gun' gravada pela 'Band of Gypsys'.

A despeito da sua agitada agenda de turnês e seu perfeccionismo notório, ele era também um produtivo artista que deixou mais de 300 gravações inéditas, além de seus três LPs oficiais e vários compactos. Ele se tornou lendário como um dos grandes músicos de rock'n'roll da década de 60 que, tal como Janis Joplin, Jim Morrison e Brian Jones se lançaram para o estrelato, tiveram sucesso por apenas uns poucos anos, e morreram ainda jovens.

Jimi Hendrix foi um símbolo do movimento hippie e nunca esqueceremos sua musica e seu espirito de trabalhador exigente mas criativo acima de tudo.

Download: Disc 1 DOWNLOAD
01 Callage (songs & interviews)
02 Hey Joe
03 Jimi interview
04 How Would You Feel
05 Love Or Confusion
06 Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band
07 All Along The Watchtower
08 Little Wing
09 Red House
10 Spanish Castle Magic
11 Hear My Train A Comin'
12 Rock N Roll Band
13 Steppin Stone
14 Gloria
15 My Diary
16 Utee
17 Burning Of The Midnight Lamp
18 Little Miss Lover
19 Foxy Lady
20 Catfish Blues
21 Slow Walkin Talk


Download: Disc 2 DOWNLOAD
01 Traffic Jam
02 Hey Baby Jam
03 Jazz Jam
04 Moonlight Jam
05 Studio Catastrophe
06 Valleys Of Neptune
07 Rainy Day Super Jam
08 Nervous Breakdown
09 Captain Coconut & Cherokee Mist Jam MLK
10 Crash Landing


Download: Disc 3 DOWNLOAD
01 #7 Man (I'm A Man)
02 Voodoo Chile
03 Somewhere Over The Rainbow
04 Red House
05 Angel
06 1983
07 First Jam


Download: Disc 4 DOWNLOAD
01 7 Dollars In My Pocket
02 Devil Jam (Winter Jam)
03 Lover Man
04 Midnight Lightning 1
05 Further On Up The Road
06 The Things I Used To Do
07 Once I Had A Woman
08 Machine Gun
09 Lord I Sing The Blues For You And Me
10 Country Blues
11 Stop


Download: Disc 5 DOWNLOAD
01 Midnight Lightning
02 Lower Alcatrazz
03 There Goes Ezy Rider
04 7 Dollars In My Pocket
04 Heavy Ryder Jam (Ezy Rider Jam)
05 Easy Blues
06 Gypsy Boy
07 Peace In Mississippi
08 Bluesiana Jam
09 B.B. King Slow Instrumental Jam


Download: Disc 6 DOWNLOAD
01 Two Guitar Jam
02 San Francisco Bay Jam
03 Gypsy Eyes
04 Cherokee Mist
05 The Street Things
06 In From The Storm
07 Freedom
08 Somewhere Over The Rainbow
09 Belly Button Window
10 Captain Coconut/Cherokee Mist
11 Rider Blues
12 Electric Lady Theme
13 Jazzy Jamming (South Saturn Delta)


Download: Disc 7 DOWNLOAD
01 She's So Fine
02 Azis: Bold As Love
03 EXP
04 Up From The Skies
05 Love Jam (Jazz Jimi Jam)
06 Electric Lady Jam
07 Pass It On
08 Hey Baby
09 Stone Free
10 Hey Joe
11 Freedom
12 Red House
13 Ezy Rider
14 New Rising Sun Theme


Download: Disc 8 DOWNLOAD
01 Fire
02 Getting My Heart Back Together Again
03 Spanish Castle Magic
04 Purple Haze
05 Taz Free
06 Message Of Love
07 Red House
08 Voodoo Chile (slight return)
09 Machine Gun
10 Hey Baby (Land Of The New Rising Sun


O blog "KiLomBo ReGioNaL" não hospeda nenhum arquivo, apenas indexa links disponíveis na própria internet o que livra os seus Administradores e Usuários de qualquer responsabilidade.
Se algo contido no site é de sua Propriedade ou lhe causa Dano ou Prejuízo, entre em contato pelo e-mail (paunocudocurioso@bol.com.br) que iremos retirar o conteúdo do site o mais rápido possível.
O site também não visa lucro algum, ou seja não cobramos nada pelo material disponível no blog, lembramos ainda que os links são apenas para divulgação de lançamentos e coisas antigas.


Related Posts with Thumbnails

0 COMENTARIO: